segunda-feira, 4 de março de 2013

Reavalie seu caminho

As religiões cristãs são palco para inúmeras interpretações a respeito do seu livro sagrado: a Bíblia. Fiéis mais ortodoxos defendem a ferro e fogo as interpretações que estão ao seu alcance. Com isso questões secundárias tomam tamanha proporção que chegam a causar diversos conflitos. E dessa forma as pessoas se isolam entre comuns, criando uma zona de conforto e desenvolvendo a convicção de que não há sabedoria em outros locais. Ilusoriamente irmãos passam a ser somente aqueles que frequentam o mesmo templo. E assim nos fechamos. Qualquer coisa que nos tire dessa zona de conforto causa irritação, ansiedade. Nos esquecemos que a família terrena é uma só. Não se restringe a religiosos e/ou pessoas de boa fé. Todos somos irmãos e todos estamos ligados por essa teia que é a vida. Em meio a tantas interpretações e convicções em supostas verdades absolutas, muitos ficam perdidos sem saber no que acreditar, sem saber quem porta a verdade ou pior, crendo cegamente em uma suposta verdade absoluta.
 
Há casos graves, em que pessoas em posições de destaque, formadores de opinião, pregam o desamor e o preconceito, com críticas infundadas. Propagam uma ideia contrária aos ensinamentos sagrados, talvez em uma atitude fanática alimentada pelo medo. Precisamos avaliar a que tipos de atitudes nossas crenças nos levam e reavaliar, constantemente, nossos atos e pensamentos, observando o uso que estamos fazendo dos ensinamentos recebidos.
 
Não basta dizer que aceita Jesus e crer que ele é uma espécie de “propriedade” de um grupo. É necessário permitir ser tocado verdadeiramente pelas suas palavras e reconhecer as próprias limitações, desenvolver o autoconhecimento e utilizar isso para a própria evolução. Desenvolver o amor, apesar de todas as dificuldades. Oferecer a outra face, apesar de todas as dificuldades. Perdoar! Refletir e agir, consciente do caminho que se escolhe!
 
 
Dizemo-lhes que ninguém nesse planeta conhece essa tal verdade por completo, mas é possível e necessário avaliarmos o caminho que estamos percorrendo. Quando a mensagem pregada nos leva a sentimentos de medo, ansiedade e preconceitos de quaisquer tipos, precisamos reavaliar as nossas crenças. Por outro lado, se ao entrar em contato com uma mensagem percebermos aflorar emoções e sentimentos que nos proporcionem um bem-estar interior, como o amor fraterno, a compaixão, a benevolência, a tolerância, podemos ter a certeza de que esse é o caminho certo.
 
Por UCNF

Nenhum comentário:

Postar um comentário